Mouro - Revista Marxista - Núcleo de Estudos d'O Capital - Ano 11 - No. 15 - Dezembro 2020 - ISSN 2175-4837
Editorial Colaboradores Edições Anteriores Contato

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entre em contato conosco: contato@mouro.com.br

O Núcleo de Estudos d´O Capital (fundado em 1991) apresenta ao público, Mouro, sua revista marxista.
Mouro, como todos sabem, era o apelido do velho Marx, devido à sua tez escura.
Em tempo: nossa revista é cientificamente rigorosa, mas não acredita que o rigor advenha de títulos acadêmicos, da falta de humor ou da ausência de arte. Por isso, publicamos jovens estudantes, acadêmicos estabelecidos, velhos militantes e autodidatas de todas as épocas que não precisaram comprar com diplomas o direito de pensar, como dizia o velho Engels. Os artigos são sempre encomendados de acordo com os dossiês, por isso a revista não aceita propostas de publicação.

Normas para Publicação na  Revista Mouro
  
Mouro não garante a análise de textos enviados espontaneamente, pois não conta com pareceristas e nem financiamento externo de qualquer natureza. Os artigos são, normalmente, encomendados e devem ser originais, enviados em word, português revisado, conter no máximo 25 mil caracteres, acompanhados de título e qualificação do autor (Por ex. Luís Franco é formado em História pela USP e é procurador federal da AGU). As resenhas deverão ter no máximo seis mil  caracteres.

As citações e  referências deverão ser feitas no interior  do texto segundo o padrão  científico abaixo:

Citação:
um autor (Marx, 1873); dois autores (Marx e Engels, 1848); três autores (Lênin, Stalin e Trotski, 1998) ou mais de três autores (Lênin et al,1923). Quando os nomes dos autores fizerem parte da frase, apenas o ano da publicação deve vir entre parênteses. Quando houver, no mesmo ano, mais de um artigo de mesma autoria, acrescentar letras após o ano, conforme exemplo: (Mao, 1978a; 1978b). Quando necessário, acrescentar o número da página depois de dois pontos (Zinoviev, 1925: 45). Quando houver mais de uma citação dentro de um mesmo parêntese, estas devem ser colocadas em ordem cronológica. Exemplo: (Prado Jr., 1942, Fernandes, 1983; Barbosa, 2010).
 
Bibliografia (só inserir obras citadas no artigo):
 
SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Local de publicação: Editora, ano de publicação, página citada (p.) ou páginas citadas (p.).
Ex.: ALTHUSSER, Louis. Pour Marx. Paris: François Maspero, 1965.
Caso haja outra edição do mesmo livro, esta deve ser indicada logo após o título.

Artigo em Coletânea
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (org.). Título em itálico. Local de publicação: Editora, data, página citada.
Ex.: MAO Jr., José Rodrigues. "A Revolução Cubana em Questão", in: SECCO, Lincoln e SANTIAGO, C. (Orgs). Um  Olhar que Persiste: Ensaios Críticos sobre o Capitalismo e o Socialismo. São Paulo: Editora Anita, 1995.

Artigo em Revista
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico, volume, número do periódico, Local, mês (abreviado) e ano de publicação.
Ex.: SANTOS, Agnaldo. "A Construção Histórica da Juventude e a Ascensão da "Juvenilidade". Mouro - Revista Marxista, N.  1, S.  Paulo, dez 2009.

Tese Acadêmica:
SOBRENOME, Nome. Título da tese em itálico: subtítulo. Tipo de trabalho (Dissertação – Mestrado – ou Tese – Doutorado), universidade, ano.
Ex.: REISEWITZ, Marianne. "Dom Fernando José de Portugal: Prática Ilustrada na Colônia (1788-1801)", Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, 2001.

** Ilustradores que quiserem publicar suas obras (xilogravuras, aquarelas, bricolagens etc) são bem-vindos. A edição em papel não é colorida, mas a edição virtual sim.

 

Vendas:
contato@mouro.com.br

 

 

Visite também:
http://www.mouro.com.br

http://www.necpt.com.br